MG: 6ª Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa: passo decisivo para a inclusão e valorização dos idosos

Nos dias 05, 06 e 07 de outubro de 2025, aconteceu a 6ª Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa, com o tema “Envelhecimento Multicultural e Democracia: Urgência por Equidade, Direitos e Participação”, em Jaboticatubas (MG). O evento teve como objetivo discutir e promover políticas públicas que garantam um envelhecimento digno e saudável para todos os idosos do estado, além de envolver os próprios idosos no processo de formulação dessas políticas.
Representando o município de Lafaiete, Ana Maria Rodrigues, delegada governamental, Catarina de Faria Lopes e Maria Imaculada Neiva de Paula representando a sociedade civil, contribuíram com suas experiências e perspectivas durante o evento.
Fotos: PMCL
A conferência contou com uma programação intensa e diversificada, reunindo especialistas, gestores públicos, representantes da sociedade civil e, claro, a população idosa, que teve uma participação ativa nas discussões e na construção de propostas. A interação entre os participantes foi um dos destaques do evento, demonstrando o compromisso de todos com a promoção de uma sociedade mais inclusiva e justa para as pessoas idosas.
A 6ª Conferência Estadual do Idoso foi um marco na luta pelos direitos da pessoa idosa em Minas Gerais. Ao proporcionar um espaço de diálogo e troca de experiências, o evento cumpriu seu papel de sensibilizar a sociedade sobre a urgência de garantir equidade, participação e o respeito aos direitos dessa população.
As propostas resultantes dessa conferência seguirão para a Conferência Nacional, ampliando as discussões sobre envelhecimento ativo, saudável e com dignidade para todos.