MG: Poços de Caldas terá duas delegadas na 6ª Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa

MG: Poços de Caldas terá duas delegadas na 6ª Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa

07/10/2025

Poços de Caldas terá duas representantes na 6ª Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa (6ª CONADIPI), que será realizada de 5 a 8 de novembro de 2025, em Brasília. Suelen Bravo Machado e Vileide Soares Camargos foram eleitas delegadas estaduais durante a Conferência Estadual, em Belo Horizonte.

Promovido pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), a etapa estadual foi realizada em agosto. Poços também contou com a participação de Paulo Roberto da Silva. Neste ano, o ciclo de conferências tem como tema central “Envelhecimento multicultural e democracia: urgência por equidade, direitos e participação”. Em abril, Poços de Caldas sediou a 6ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa. As etapas municipais e estaduais são fases preparatórias fundamentais para garantir a real participação e efetividade das discussões na Conferência Nacional.

O evento tem como objetivo promover a participação social, identificar desafios e construir políticas públicas que garantam direitos e cidadania para pessoas idosas, considerando a diversidade do envelhecimento no Brasil. A conferência é a etapa final de um processo que começa com as conferências municipais e estaduais, para culminar na proposição de ações e fortalecimento de políticas públicas para o envelhecimento.

Realizada pelo Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), a 6ª CONADIPI tem caráter deliberativo, visando discutir o envelhecimento a partir de uma perspectiva de diversidade cultural e pluralidade de experiências e buscando consolidar e fortalecer o controle social e a participação popular na construção, monitoramento e efetivação de políticas públicas para idosos.