Governo de Goiás realiza 6ª Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa

Evento reuniu autoridades e representantes de entidades para a discussão de políticas públicas voltadas à essa comunidade
17/09/2025
O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Seds), realizou, nos dias 16 e 17 de setembro, a 6ª Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa. Com o tema “Envelhecimento Multicultural e Democracia: Urgência por Equidade, Direitos e Participação”, o evento aconteceu no Centro Pastoral Dom Fernando, em Goiânia, e discutiu políticas públicas que garantam os direitos das pessoas idosas.
A ação tem o objetivo de afirmar a participação ativa e democrática dessa população, propor melhorias nas áreas de saúde, assistência social, mobilidade, moradia, educação e segurança, além de assegurar os direitos previstos no Estatuto da Pessoa Idosa. Participaram do evento autoridades, representantes de entidades e sociedade civil.
Foto: Wagnas Cabral/Seds
A programação contou com palestras, apresentações culturais e rodas de conversa. O intuito é mobilizar as diferentes esferas de poder para atuarem de forma conjunta na defesa e proteção dessa população. Houve, ainda, a eleição dos delegados que representarão Goiás na etapa nacional.
Segundo a subsecretária de Execução de Política Social, Silvana Fuini, o aumento da longevidade é uma conquista marcada por avanços da ciência e criação de políticas públicas de qualidade. “Esse envelhecimento populacional nos desafia a criar condições dignas de vida. Mais do que debater políticas, esse é o encontro para reafirmar a valorização da experiência e o reconhecimento da contribuição das pessoas idosas para o desenvolvimento do nosso estado”, salienta.
O evento foi realizado com a parceria do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa (Cedpi).
Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social – Governo de Goiás