Casa do Idoso de Belém/PA retoma eventos e amplia cuidados à população idosa

CUIDAR DE QUEM JÁ CUIDOU
Após anos de funcionamento parcial, os atendimentos foram retomados em tempo integral e os eventos que tanto faziam falta estão de volta. Um novo tempo de atenção e carinho para a população idosa de Belém.
16/06/2025 15:53 Foto: Ascom Sesma
A diretora Sofia Couto, ao lado dos idosos e servidores da Casa do Idoso, reforça o compromisso com um atendimento humanizado e de referência para a população idosa.
Após anos de abandono e com os atendimentos funcionando de forma parcial, a Casa do Idoso, localizada na avenida Gov. José Malcher, no bairro de Nazaré, em Belém, voltou a ser um espaço de cuidado, acolhimento e promoção da saúde integral para os idosos da cidade. A mudança já é sentida por quem frequenta o local. Em apenas duas semanas após a retomada dos atendimentos em tempo integral, a unidade passou a realizar uma média de 1.650 atendimentos semanais, com serviços como acompanhamento médico, psicológico, fisioterapêutico, entre outros atendimentos especializados.
E para marcar o Dia Mundial de Combate à Violência Contra a Pessoa Idosa, celebrado no domingo (15), a manhã desta segunda-feira (16) foi de conscientização, informação e troca de experiências. A Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), promoveu um circuito de palestras que reuniu dezenas de idosos atendidos na unidade.
O circuito de palestras reuniu dezenas de idosos atendidos pela Casa do Idoso. - Crédito: Ascom Sesma
Informação como ferramenta de proteção
A programação contou com temas sensíveis e urgentes, como violência financeira, violência psicológica e os caminhos para denúncias e acolhimento em casos de agressões. A médica geriatra da unidade, Dra. Nádia Vinagre, foi uma das palestrantes e destacou a importância de os idosos reconhecerem situações de abuso. A Delegada Vanessa Macedo, titular da Delegacia de Proteção ao Idoso, também participou do encontro, reforçando que todo tipo de violência contra a pessoa idosa deve ser denunciado. Já o advogado Américo Leal, da Comissão dos Direitos da Pessoa Idosa da OAB Pará, fez um alerta importante. “Muitas vezes, a violência começa quando o idoso nem sabe que tem aquele direito ou para onde recorrer. Vejo com entusiasmo o esforço da Prefeitura de Belém em promover políticas públicas voltadas para a pessoa idosa, essa iniciativa já é um ótimo recomeço”, destacou.
O advogado Américo Leal, da Comissão dos Direitos da Pessoa Idosa da OAB Pará, destaca com entusiasmo o esforço da Prefeitura de Belém em promover políticas públicas para a pessoa idosa, afirmando que essa iniciativa já é um ótimo recomeço. - Crédito: Ascom Sesma
Retomada que faz a diferença
A atual gestão municipal tem ampliado o olhar para políticas voltadas à população idosa. Só na Casa do Idoso, mais de 11 mil idosos estão cadastrados e ativos. E a expectativa é de crescimento na procura, já que os moradores da região voltaram a enxergar na unidade um lugar de referência e acolhimento.
Moradora do bairro, Carmita Paredes, de 74 anos, não esconde a emoção ao contar como era o cenário antes da retomada.
“Antes era uma tristeza. Tudo escuro, sem médicos, sem pacientes. Eu cheguei a pensar em desistir. Mas agora tá tudo mudando. Já voltei a fazer acompanhamento da tireoide, da pressão e até marquei dentista. A Casa do Idoso tá voltando a ser o que era antes: um lugar de cuidado”, disse ela, com os olhos cheios de lágrimas.
Carmita emociona-se ao lembrar dos tempos difíceis, mas celebra a retomada da Casa do Idoso, que voltou a ser um lugar de cuidado e acolhimento. - Crédito: Ascom Sesma
Um espaço de resgate à autoestima
Para a aposentada Edite Costa, de 69 anos, as atividades estão resgatando não só o atendimento médico, mas também a autoestima.
“O evento de hoje foi maravilhoso. Esclareceu muita coisa que a gente nem sabia. Já me orientaram onde procurar ajuda. Agora, estou focando todos os meus atendimentos aqui: reumatologista, ortopedista, cardiologista, acupuntura, fisioterapia... Até avaliação física já está marcada!”, celebrou.
De segunda a sexta-feira, a Casa do Idoso realiza em média 300 atendimentos por dia, com uma equipe multidisciplinar que inclui médicos de diversas especialidades, psicólogos, assistentes sociais, fisioterapeutas e educadores físicos.
Mais que atendimento, acolhimento
Para a diretora da Casa do Idoso, Sofia Couto, os números são importantes, mas o impacto emocional e social gerado pelas ações é o que mais impressiona. “Muitos chegam aqui com depressão, sem ânimo, tomando muita medicação. Mas só de estarem juntos, de conversarem, de se sentirem acolhidos, alguns já começam a melhorar. Esses eventos que estamos retomando, como o do Dia das Mães, as palestras temáticas, e agora a festa junina que vem aí, têm um papel fundamental na saúde emocional deles. Aqui não é só atendimento médico, é cuidado com o ser humano”, concluiu a gerente, enfatizando que o acolhimento e a convivência são tão importantes quanto o tratamento clínico.
Dona Edite celebra a retomada das atividades na Casa do Idoso e destaca a importância da palestra realizada nesta segunda-feira, que trouxe orientações sobre os direitos da pessoa idosa . - Crédito: Ascom Sesma
Como a população idosa acessa a Casa do Idoso
A população idosa de Belém, com 60 anos ou mais, tem à disposição um atendimento especializado na Casa do Idoso, que funciona como uma referência para cuidados integrados de saúde. Para garantir o acesso aos serviços, é necessário que o idoso seja encaminhado por um médico das Unidades Básicas de Saúde (UBS) ou da Estratégia Saúde da Família (ESF) de seu bairro.
O espaço oferece uma ampla gama de especialidades médicas, incluindo geriatria, cardiologia, reumatologia, psiquiatria, neurologia, urologia, ortopedia, endocrinologia, dermatologia e gastroenterologia. Além disso, a Casa do Idoso disponibiliza serviços de fisioterapia, nutrição, psicologia, fonoaudiologia, enfermagem, terapia ocupacional, farmácia básica e assistência social, tudo pensado para promover a saúde integral do idoso.
Para realizar o cadastro na unidade, é necessário apresentar cópia do documento de identidade, comprovante de residência e o encaminhamento médico emitido pela UBS ou pela equipe da Estratégia Saúde da Família (ESF) da área de residência do idoso. A partir desse cadastro, o usuário passa a ter acesso a todos os serviços oferecidos pela Casa do Idoso, em um ambiente acolhedor, preparado para promover saúde, bem-estar e qualidade de vida na melhor idade.
O horário de funcionamento da unidade é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
Comentários do Facebook