Governo do Amapá avança nas obras do novo Laboratório de Fronteira em Oiapoque

Estrutura integra o futuro Centro Transfronteiriço de Vigilância em Saúde e vai fortalecer o diagnóstico de doenças na fronteira com a Guiana Francesa.
Por Aline Brito - Colaboração: Mônica Silva / Fotos: Jhon Martins/Seinf
13/10/2025
Obra do novo Laboratório de Fronteira (Lafron), em Oiapoque, segue em ritmo acelerado
O Governo do Amapá avança na construção do novo Laboratório de Fronteira (Lafron), em Oiapoque. A obra entrou na fase de aplicação do reboco das paredes do térreo, retirada das formas da laje do primeiro andar e início da fachada frontal, que dará identidade visual ao prédio.
O projeto integra o futuro Centro Transfronteiriço de Vigilância em Saúde, uma parceria entre os governos estadual e federal, para fortalecer a estrutura de saúde na região de fronteira com a Guiana Francesa. A obra é considerada estratégica para ampliar a capacidade de diagnóstico e vigilância de doenças de interesse em saúde pública que afetam a população do extremo Norte do Amapá.Fachada do novo Lafron recebe revestimento. O novo Lafron será coordenado pela Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS), por meio do Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen/AP), e atuará como ponto de apoio técnico e operacional na vigilância laboratorial da região de fronteira. Após a conclusão das etapas de fundação e estrutura, os trabalhos se concentram agora no acabamento. O reboco interno garante o nivelamento das paredes e prepara o ambiente para as próximas fases de revestimento e pintura. A finalização da laje superior marca o encerramento da estrutura de concreto, consolidando o avanço físico da obra. O serviço de desenforme da estrutura de molde da laje do pavimento superior já está sendo feito
Detalhes do reboco das paredes internas do prédio estão sendo finalizadas. De acordo com a superintendente de Vigilância em Saúde do Amapá, Cláudia Pimentel, o novo Lafron representa um marco para o fortalecimento da rede laboratorial do estado. “Essa obra é fundamental para garantir mais agilidade e precisão nos diagnósticos realizados na região de fronteira, ampliando a capacidade de resposta do sistema de vigilância em saúde e protegendo a população que vive no extremo norte do país”, destacou Cláudia. Com investimentos do Novo PAC, o novo Lafron faz parte de um pacote de mais de R$ 70 milhões destinados pelo Ministério da Saúde ao Amapá, voltados a obras e ao reforço das ações de combate à malária e fortalecimento da rede de vigilância laboratorial.
Nos próximos meses, o cronograma prevê a continuidade dos trabalhos de acabamento, instalação elétrica e hidráulica, colocação de esquadrias e pintura final. Quando concluído, o espaço deve se tornar referência em vigilância e diagnóstico de doenças na fronteira, garantindo mais eficiência e qualidade nos serviços de saúde prestados à população de Oiapoque e região.
O Lafron também será referência na fronteira para apoio a pesquisas científicas, em parceria com instituições brasileiras e francesas.
Paredes internas do novo Lafron já receberam revestimento de cimento