Piauí: Sasc realiza VI Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa em Teresina

6ª Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa no Piauí 18 de setembro
18/09/2025
Gilvana Gayoso: Superintendente da Pessoa Idosa SASC - Piauí Foto: Ascom Sasc
O objetivo é estimular a participação social na formulação de ações voltadas à superação de barreiras que impeçam o direito de envelhecer com dignidade, saúde e qualidade de vida. O evento reforça o compromisso do governo do Piauí com a valorização e o cuidado com a pessoa idosa.
A Secretaria do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (Sasc) e o Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa (Cedipi), por meio da superintendência de Promoção dos Direitos da Pessoa Idosa, está realizando a VI Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa.
Com o tema “Envelhecimento multicultural e democracia: urgência por equidade, direitos e participação”, o evento reforça o compromisso do governo do Piauí com a valorização e o cuidado com a pessoa idosa. Cerca de 100 municípios estão participando do evento que visa estimular a participação social na formulação de ações voltadas à superação de barreiras que impeçam o direito de envelhecer com dignidade, saúde e qualidade de vida.
O secretário de Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, João de Deus, destacou, durante a abertura do evento, o papel ativo dos idosos na sociedade e a importância de ouvir suas demandas com atenção e respeito. “Esta conferência representa um espaço democrático. É ouvindo cada um de vocês que podemos construir um estado mais justo, inclusivo e preparado para os desafios do nosso tempo”, ressaltou o gestor.
A superintendente de Promoção dos Direitos da Pessoa Idosa, Gilvana Gayoso, também destacou a importância da conferência: “Este é um momento de grande relevância para o fortalecimento e a implementação de políticas públicas voltadas às pessoas idosas. Só avançamos nessa construção quando garantimos a participação popular, ouvindo com atenção, respeito e sensibilidade as demandas apresentadas por quem vive a realidade do envelhecimento.”, acrescentou a superintendente.
Durante o evento foi ainda destacado os avanços do Governo Estadual na política para as pessoas idosas como a implementação e fortalecimento dos Conselhos Municipais da Pessoa Idosa e a execução do Programa 60+ em nove bairros de Teresina. O objetivo do projeto é a prevenção de doenças e a melhoria da qualidade de vida, por meio da prática de atividades físicas unida ao acompanhamento médico preventivo e psicológico.
A representante da Pessoa Idosa, Francisca Rodrigues de Sousa Rêgo,81 anos, falou que espera que sejam feitas novas políticas públicas que procurem conhecer o Estatuto da Pessoa Idosa e colocar em prática ” Desejo que desse encontro saiam propostas efetivas para garantir mais dignidade, respeito e cuidado a nós idosos”, revelou a representante.
Ao final do evento, serão escolhidos os delegados que representarão o Piauí na VI Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa, prevista para ocorrer em dezembro, em Brasília (DF).