ILC-BR/seminário sobre saúde: comparação entre o SUS e o NHS (Inglaterra)

Sistema Único Saúde, SUS, National Health Service, NHS, seminário, ILC-BR, Centro Internacional Longevidade Brasil, Centro Estudo Pesquisa Envelhecimento, Cepe, Eberhart Portocarreno Gross,
RJ

Publicidade

Um paralelo entre o Sistema Único de Saúde (SUS) e o National Health Service (NHS) é o tema do seminário promovido por Centro Internacional de Longevidade Brasil (ILC-BR) e Centro de Estudo e Pesquisa do Envelhecimento (Cepe). 

INSCRIÇÕES ABERTAS (VAGAS LIMITADAS) – Telefone: 2334-6837 

O médico de família brasileiro Eberhart Portocarrero Gross apresentará o contexto de desenvolvimento do NHS, características atuais e uma avaliação crítica pessoal do NHS, com ênfase na atenção primária à saúde. 

A moderação será de Alexandre Kalache, presidente do ILC-BR e co-presidente da Aliança Global de Centros Internacionais de Longevidade (International Longevity Centres Global Alliance – ILC-GA). 

Data: 14 de abril, terça-feira, de 09:30 às 12:00 

Local: Auditório do Cepe à Av. Padre Leonel Franca, 248, Gávea 

Debatedores:

·         Daniel Soranz - Secretário Municipal de Saúde; médico sanitarista, especialista em Medicina da Família e Comunidade; mestre em Saúde Pública pela ENSP/Fiocruz. Foi médico de Saúde da Família no Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria, da Fiocruz. Soranz esteve à frente da Subsecretaria de Atenção Primária, Vigilância e Promoção da Saúde nos últimos anos. A Secretaria Municipal de Saúde coloca o foco na “Estratégia de Saúde da Família”, em consonância com a Política Nacional de Atenção Básica, de 2006, que estabelece a ESF como prioridade da Atenção Primária. O Objetivo é a consolidação do Sistema Único de Saúde, com base nas evidências sobre o funcionamento dos serviços de saúde em países que contam com um sistema universal de saúde.

·         Rejane Laeta Galvão de Brito - Coordenadora da área de Saúde do Idoso da Secretaria de Estado de Saúde, terapeuta ocupacional com especialização em Envelhecimento e Saúde da Pessoa Idosa pela Ensp/Fiocruz e em Psicogeriatria pelo Ipub/UFRJ. Atua no Serviço de Geriatria do Hospital Federal dos Servidores do Estado. A Área Técnica de Saúde do Idoso, ligada à Superintendência de Atenção Básica da Secretaria de Estado de Saúde, realiza matriciamento e assessoramento aos municípios do Estado do RJ para implementação de ações e políticas de atenção a saúde da pessoa idosa. 

BREVIDADES ILC - Informativo do Centro Internacional de Longevidade Brasil (InternationalLongevity Centre Brazil – ILC-BR) – uma usina de idéias com impacto nas políticas públicas para o envelhecimento populacional