MA/ São Luiz: 6ª Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa é realizada em São Luís com mais de 200 delegados
27/08/2025
Com uma solenidade festiva e expressiva representatividade, foi iniciada na manhã desta terça-feira (27), em São Luís, a 6ª Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa. O evento, promovido pelo Conselho Estadual dos Direitos do Idoso do Maranhão (Cedima), em parceria com a Secretaria de Estado dos Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop), reúne 221 delegados estaduais, eleitos nas conferências realizadas em mais de 80 municípios maranhenses.
A abertura contou com a participação da secretária de estado da Sedihpop, Lília Raquel de Negreiros; do secretário nacional dos Direitos da Pessoa Idosa e Presidente do Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa (CNDPI), Alexandre da Silva; da presidente do Cedima, Isabel Lopizic; do Defensor Público Geral do Estado, Gabriel Santana Furtado Soares; do promotor de justiça, José Augusto Cutrim; da pró-reitora da UFMA, Zefinha Bentivi; e da professora aposentada Cleudimar Lima, representando as pessoas idosas do estado.
A secretária de estado da Sedihpop, Lília Raquel de Negreiros, destacou a importância da participação ativa da população idosa nas discussões sobre políticas públicas para garantia de direitos do segmento social. “É com muita alegria que abrimos a conferência com o auditório repleto de pessoas idosas, o que significa que as propostas que serão discutidas e elaboradas nesse espaço democrático serão de fato fruto das reais demandas dessa população, que elas serão protagonistas desse processo de construção coletiva. Serão dois dias de muitos debates, compartilhamento de experiências e saberes, com vistas à garantia de direitos daqueles que muito já fizeram e continuam fazendo pelo nosso estado.”, enfatizou Lília Raquel de Negreiros. O tema da confe
rência deste ano, “Envelhecimento Multicultural e Democracia: Urgência por Equidade, Direitos e Participação”, foi abordado durante a palestra magna, ministrada pelo secretário nacional dos Direitos da Pessoa Idosa, Alexandre da Silva. Ele destacou que é fundamental reconhecer e valorizar a diversidade que caracteriza o envelhecer no Brasil.
“Envelhecer com segurança, saúde e com qualidade de vida é um direito de todos nós. Nesse processo de pensar políticas públicas para garantia de direitos é essencial considerar a diversidade dessa população, com diferentes culturas, saberes e necessidades. É desafiador, mas plenamente possível, com o envolvimento do poder público e da sociedade civil.”, afirmou Alexandre da Silva. A abertura do evento contou com a apresentação cultural de grupos compostos por pessoas idosas, entre eles, os grupos de coral Vozes de Sabedoria (Sesc), Coral Vozes da Unabi (UEMA), Coral Canto de Luz da UNITI (UFMA), Vozes de São José (Instituto de Previdência de São José de Ribamar) e ainda da cantora Gisele Padilha e do grupo de dança Meninas Show.
A programação segue até esta quinta-feira (28) com debates, apresentação de propostas e a eleição dos delegados e delegadas que representarão o Maranhão na Conferência Nacional, que acontecerá em dezembro, em Brasília.