Menu / Editorias
Abrir / Fechar

Projetos da UFF

Projetos da UFF

O trabalho da médica, Doutora e professora da UFF (Universidade Federal Fluminense), Vilma Duarte Câmara, em Niterói, mundialmente foi o pioneiro no atual sistema de se trabalhar com o idoso, considerando para isso outras especializações da medicina. Antes o envelhecimento e tratamento do idoso eram vistos como demência e incapacidade (doença de Alzheimer e outras), geralmente tratados na medicina pela área neurológica.
Na coordenação do Centro de Referência de Atenção a Saúde do Idoso e a Universidade Aberta da 3ª Idade, na Av. Jansen de Melo, nº 174, Centro, Niterói/RJ, a professora Vilma - como gosta de ser chamada - contou ao jornal Ideal da 3ª Idade como tudo isso aconteceu e da satisfação de ver a cidade de Niterói a mais preocupada nesse setor, com centros de referências no plano federal, estadual (em criação) e municipal. uff-vilma-camara-geriatria-1.jpg
- Tudo começou em 1986, quando a professora Vilma trabalhava na neurologia do HUAP (Hospital Universitário Antônio Pedro) e teve o seu setor subdividido em: comportamental e o de demência. Procurando se atualizar e melhor compreensão profissional, a professora começa a estudar novas áreas e, em 1987, é criado o atendimento interdisciplinar ao paciente com demência e aos seus familiares no HUAP, explica ela.
Em 1991, com o apoio da professora Ismênia (então Pró-Reitora de Extensão da UFF) é criado o Grupo de Estudo de Envelhecimento e o professor Raimundo, reitor na época, apóia a realização do 1º encontro Internacional da UFF sobre envelhecimento. Depois disso, em 1992, é realizado no HUAP o 1º curso de extensão interdisciplinar de geriatria e gerontologia, ligado ao departamento de medicina clínica, capacitando profissionais para essa área.
Ainda em 1992 é implantado no HUAP o atendimento interdisciplinar ao idoso e em 1993 foi oficializado na Pró-Reitoria de Extensão da UFF o grupo de estudo sobre envelhecimento e o idoso. Em 1994 começa a pós-graduação em geriatria e gerontologia e em 1996 inicia a disciplina de geriatria na UFF. Depois de toda essa caminhada, em 1998, a professora Vilma e a sua equipe mudam-se para o prédio na Av. Jansen de Melo, onde além de atendimentos ao idoso promove internato, residência, monotoria, cursos de extensão e pós-graduação.
No PIGG (Programa Interdisciplinar de Geriatria e Gerontologia) até hoje, desde 1998, a professora calcula que já foram atendidos mais ou menos oito mil pessoas. Através do SUS (Rede Municipal de Saúde) são atendidas pessoas na psicologia, reabilitação, fisioterapia, terapia ocupacional, além do atendimento em grupos de convivências, oficinas e dinâmicas de grupo. Todos os profissionais - funcionários, voluntários ou por ajuda de custo - que trabalham nesse programa são treinados na UFF através de cursos de extensão ou especialidade.                                 A Médica geriátrica, professora na UFF e doutora em neurologia, Yolanda Boechat,  assumiu o lugar da médica Vilma Câmara que se aposentou. 

"Mequinho", localizado na Av. Jansen de Melo, nº 174, centro de Niterói, descida da Ponte Rio/Niterói, sentido Centro pela AV. Amaral Peixoto; telefone: 21) 2629-9608/9606

Seções relacionadas

Parcerias

exemplo exemplo exemplo exemplo exemplo